O brincar na Psicopedagogia
O brinquedo cria uma região de tensão criativa, à qual Vygotsky denominou de Zona de
Desenvolvimento proximal: “região” de domínio psicológico em constante transformação, representada pela
distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. No brinquedo, a criança
sempre age como se ela fosse maior do que é na realidade, “como no foco de uma lente de aumento, o
brinquedo contém todas as tendências do desenvolvimento de forma condensada, sendo, ele mesmo, uma grande
fonte de desenvolvimento”, (VYGOTSKY, 1989, p.117).
“A brincadeira como atividades de criança pequena, caracterizada por uma liberdade
total de regras, excetuando-se as pessoalmente impostas, pelo envolvimento solto da
fantasia; e pela ausência de objetivos fora da atividade em si. Quanto aos “jogos”, por
outro lado, são, de regra, competitivos e caracterizados por uma exigência de se usar
os instrumentos da atividade do modo para o qual foram criados, e não como a
imaginação ditar, e frequentemente por um objetivo ou propósito externo à atividade
em si, como por exemplo, o de ganhar” (BETTELHEIM, B.,1988. p.157).
O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de
simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento
necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os
métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material
conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem
isso, permanecem exteriores à inteligência infantil. (PIAGET,1976, p.160).
Assinar:
Postagens (Atom)
CRIATIVIDADE
Postagens populares
-
Fobia escolar é um medo exacerbado que a criança sente em ir para a escola. Ela se revela primeiramente com a recusa da criança em se desloc...
-
È indispensável à existência de um tempo e espaço para a criança brincar, pois através da brincadeira a criança se comunica melhor e se reve...
-
O processo de tocar bateria envolve tanto o lobo linear, (lado esquerdo do cérebro – o racional) como o lobo criativo, (lado direito...
-
A hora do jogo diagnóstica é um instrumento utilizado no processo psicodiagnóstico que objetiva conhecer a realidade do paciente qua...
-
Com o uso do tangram o professor pode trabalhar: identificação, comparação, descrição, classificação, desenho de formas geométricas...
-
Adquira meus livros através do meu email: glacifabris@hotmail.com A CRIAÇÃO DOS FILHOS é um livro que não pode faltar em sua casa. Ele i...
-
O brinquedo cria uma região de tensão criativa, à qual Vygotsky denominou de Zona de Desenvolvimento proximal: “região” de domínio ps...
-
TDAH é um livro cientifíco que trata da Hiperatividade e seus transtornos. Nele você vai entender melhor o que é Hiperatividade, de que for...